Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Português
Português

Notícias

  • 27 maio 2022 | SEF cumpre mandado de busca a uma empresa suspeita de angariação de mão-de-obra ilegal

    ​O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) cumpriu, ontem, um mandado judicial de busca a uma empresa sedeada em Cinfães, no distrito de Viseu, no âmbito de um inquérito em que se investigam indícios da prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal, utilização de atividade de cidadão estrangeiro em situação irregular, falsidade informática e falsificação de documentos.

    Durante a operação foi apreendida documentação comprovativa da alegada atividade criminosa, incluindo ficheiros em suporte digital, que serão alvo de análise forense, assim como mais de 2.500 euros.

    Em complemento, foi, ainda, realizada uma ação de fiscalização a um local de trabalho onde a empresa desenvolve atividade com recurso a mão-de-obra estrangeira em situação irregular.

    A sociedade, alegadamente, emprega cidadãos estrangeiros em situação irregular e emite contratos de falso teor, fazendo crer que cidadãos nacionais de países terceiros trabalham em Portugal, quando, de facto, estão noutro país europeu, onde residem e trabalham, conseguindo, assim, e a troco de dinheiro, a documentação necessária à sua regularização fraudulenta em Portugal.

    A empresa, enquanto pessoa coletiva, foi constituída arguida através do seu representante legal.

    O inquérito em investigação no SEF é tutelado pelo Ministério Público de Lamego.

    Ler mais

  • 23 maio 2022 | Reforço nos aeroportos nacionais

    ​O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai reforçar, com meios próprios, o seu dispositivo nos aeroportos nacionais e solicitou, ainda, o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) para aumentar, entre os dias 23 de maio e 31 de outubro de 2022, a capacidade de controlo de fronteiras.

    Este pedido visa fazer face ao previsível aumento exponencial do desembarque de passageiros no período do verão IATA, que coincide com a realização da 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas em Portugal. É, assim, essencial reforçar a capacidade do SEF no controlo das fronteiras externas da União Europeia, garantindo a segurança do Espaço Schengen e promovendo a desejada fluidez no processamento dos passageiros que entram e saem do País através das fronteiras aéreas.

    O apoio operacional da PSP ao SEF será assegurado por agentes habilitados com formação ministrada por formadores deste Serviço de Segurança, no quadro do processo de reestruturação em curso.

    Esses agentes, acompanhados por inspetores do SEF, irão desempenhar funções previamente definidas de apoio na designada “primeira linha" sob o controlo operacional direto do SEF, procurando garantir que o controlo de fronteira - onde se incluem os muitos turistas em visita a Portugal - decorra de forma segura, tranquila e eficaz.

     

    Ler mais

  • 10 maio 2022 | SEF participa na operação ‘Storm Makers’ da Interpol

    ​O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) participou numa operação da Interpol, realizada no âmbito do combate ao tráfico de pessoas e à imigração ilegal, que envolveu mais de 25 países, e da qual resultou a detenção de dois cidadãos estrangeiros, um deles com mandado internacional emitido pelas autoridades judiciárias brasileiras por tentativa de homicídio e um outro que pretendia viajar na posse de um documento falso.

    Com a duração de cinco dias, a Operação 'Storm Makers' envolveu mais de uma centena de inspetores do SEF, que controlaram, nos postos de fronteiras portugueses, cerca de 4.500 passageiros, com origem no continente asiático, entre os quais foram detetados 11 passageiros inadmissíveis em Cancun, México, e que se acredita estarem a utilizar esta rota para chegar aos Estados Unidos da América.

    Da atuação portuguesa destaca-se, ainda, a realização de mais de 200 fiscalizações, em colaboração com a GNR, e que permitiram levar a cabo campanhas de sensibilização junto da população local sobre migrantes e suas vulnerabilidades perante as organizações criminosas, bem como uma detenção por permanência irregular em território nacional.

    Durante esta operação, foram resgatadas nos 25 países participantes um total de 80 vítimas de tráfico de pessoas, incluindo crianças, e identificados mais de 3.400 imigrantes ilegais. As atividades operacionais levadas a cabo nesta operação permitiram a realização de 121 detenções e que fossem abertas 193 novas investigações.

    A 'Storm Makers' teve lugar entre os dias 21 e 25 de março e contou com o apoio de unidades de coordenação policial da Interpol sediadas em Hanói e Abu Dhabi.

    A Interpol convidou Portugal a participar na Operação 'Storm Makers', tendo o nosso país sido representado pela Guarda Nacional Republicana, pela Polícia de Segurança Pública, pela Polícia Judiciária e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras competindo ao SEF o papel de National Operational Coordinator.

     

    Ler mais

Contactos

Rede fixa

217 115 000

Para marcações e informações

Rede móvel

965 903 700

Para marcações e informações

Email

gricrp.cc@sef.pt

Para informações

Política de privacidade e cookies