Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Português
Português

Sistema de Informação de Vistos (VIS)

O Sistema de Informação sobre Vistos (VIS) é um sistema de intercâmbio de dados sobre vistos entre Estados-Membros Schengen. Estes países partilham uma área comum de livre circulação sem controlos nas fronteiras internas. Aplicam uma política comum de vistos que inclui a troca de informações sobre os requerentes de visto. Foi estabelecido através do regulamento (CE) Nº 767/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho de 9 de Julho de 2008 e começou a funcionar a 11 de Outubro de 2011.

Os objetivos específicos do VIS são facilitar os procedimentos de visto, contribuindo para aumentar a segurança do processo de pedido de visto e facilitar os controlos de vistos nas fronteiras externas do espaço Schengen.

São recolhidos os dados biométricos do requerente de visto (recolha digital das impressões digitais e foto). Trata-se de um procedimento simples e discreto, que leva apenas alguns minutos. Os dados biométricos, juntamente com os dados fornecidos no formulário de pedido de visto são registados numa base de dados central segura. Os dados em regra são mantidos no VIS durante 5 anos.

Folheto Informativo:

Folheto Informativo (EN) (PDF)

Folheto Informativo (FR) (PDF)