Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Português
Português

Sistema de Informação de Vistos (VIS)

​O Visa Information System (VIS) é um sistema de intercâmbio de dados sobre vistos entre Estados-Membros Schengen. Estes países partilham uma área comum de livre circulação sem controlos nas fronteiras internas. Aplicam uma política comum de vistos que inclui a troca de informações sobre os requerentes de visto.​​

O VIS é um sistema de intercâmbio de​ dados sobre vistos entre Estados-Membros Schengen. Estes países partilham uma área comum de livre circulação sem controlos nas fronteiras internas. Aplicam uma política comum de vistos que inclui a troca de informações sobre os requerentes de visto. ​​

Os objetivos específicos do VIS são facilitar os procedimentos de visto, contribuindo para aumentar a segurança do processo de pedido de visto e facilitar os controlos de vistos nas fronteiras externas do espaço Schengen.

São recolhidos os dados biométricos do requerente de visto (dedo scans de 10 dígitos e fotografia digital). Trata-se de um procedimento simples e discreto, que leva apenas alguns minutos. Os dados biométricos, juntamente com os dados fornecidos no formulário de pedido de visto são registados numa base de dados central segura. Os dados são mantidos no VIS durante 5 anos.                  

Qualquer pessoa tem o direito de ser informado sobre os seus dados no VIS. Qualquer pessoa pode solicitar que os dados inexatos sobre si mesmo possam ser corrigidos, e que os dados ilegalmente registados possam ser apagados através do preenchimento do formulário a ser enviado por via eletrónica para o email dcid.ucipd@sef.pt.

Folheto Informativo:

Folheto Informativo (EN) (PDF)

Folheto Informativo (FR) (PDF)

Minutas de pedidos de acesso / eliminação / retificação de dados do VIS: 

​Minuta de pedidos de acesso ao VIS (PT) (PDF)

Minuta de pedidos de retificação no VIS (PT)  ​(PDF)

Minuta de pedidos de eliminação ao VIS (PT)​ (PDF)