Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Português
Português

Destaques

Notícias

  • 18 outubro 2019 | Lançamento de campanha europeia contra o Tráfico de Seres Humanos

    ​“Prevenir o tráfico Humano", “Tu tens Direitos" são o mote da nova campanha de combate ao tráfico de seres humanos lançada hoje, Dia Europeu do Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

    A apresentação da campanha decorreu no segundo dia da Conferência Internacional sobre tráfico de crianças realizada em Lisboa, numa organização levada a cabo pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Europol.

    A Diretora Nacional do SEF, Cristina Gatões, fez o lançamento oficial da campanha, que conta com diversos materiais informativos a distribuir pelas potenciais vítimas do tráfico de seres humanos.

    O principal objetivo da campanha é alertar as potenciais vítimas dos principais canais onde poderão encontrar ajuda, proteção e informação. A campanha pretende também sensibilizar as potenciais vítimas para o facto de possuírem direitos em toda a União Europeia, entre os quais assistência e apoio, proteção, direitos humanos e laborais, bem como um período de reflexão e direitos de residência e reintegração.

    Em Portugal os materiais da campanha encontram-se disponíveis em português, checo, mandarim, hindi, romeno, russo e ucraniano e serão distribuídos com o apoio de todas as entidades nacionais e organizações não governamentais portuguesas inseridas na Rede Nacional de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico. Os locais preferenciais de colocação dos materiais serão os pontos de passagem das potenciais vítimas.

    Trata-se de uma iniciativa a nível europeu, coordenada pela Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Network), com a participação da Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, República Eslovaca, Eslovénia e Espanha.

    Ler mais

  • 17 outubro 2019 | Tráfico de crianças: SEF e EUROPOL lançam debate internacional em Lisboa

    ​O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a EUROPOL realizam esta quinta e sexta-feira, no Museu do Oriente, uma Conferência Internacional sobre o Tráfico de Crianças de Países Terceiros, cuja sessão de abertura estará a cargo da Diretora Nacional do SEF, Cristina Gatões, e do Diretor do Centro Europeu de Tráfico de Migrantes da Europol, Robert Crepinko.

    Compreender a natureza e a dimensão do tráfico de crianças é o grande objetivo deste encontro, que trará a Lisboa nomes como Kristiina Kangaspunta, da Agência das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNDOC); Ugwu Tina Ngozi, da Agência Nigeriana para a Proibição do Tráfico de Pessoas; Budeanu Razvan, da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX); Maria Dapena Vilarino, do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO); Mohammad Hassan, da INTERPOL; e Kotlyarenko Tatiana, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

    Nesta conferência, serão abordados temas como a dimensão internacional do tráfico de crianças, destacando as tendências e o modus operandi usado pelas redes criminosas, e compartilhadas experiências na deteção e na investigação do tráfico de crianças.

    Este encontro internacional abordará, ainda, o papel dos parceiros europeus e internacionais no apoio aos esforços nacionais para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, deteção e proteção de possíveis crianças vítimas de tráfico.

    Este evento contará, também, com a presença da fundadora da organização não governamental indiana “Apne Aap Women Worldwide", Ruchira Gupta, a qual se dedica ao combate ao tráfico humano para exploração sexual e luta pelos direitos das mulheres.

    No segundo dia da conferência, a 18 de outubro, em que se assinala o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, será lançada uma nova campanha a nível europeu de combate ao tráfico de seres humanos, da responsabilidade da Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Network), e direcionada às potenciais vítimas deste crime.

    Ler mais

  • 14 outubro 2019 | SEF recebe 100 novos Inspetores

    ​O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu hoje à cerimónia de receção dos 100 estagiários aprovados no concurso externo para a admissão de Inspetores da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A cerimónia decorreu na Escola de Fuzileiros, Vale de Zebro, no Barreiro.

    Este é o local onde Inspetores estagiários irão receber a primeira fase teórica do curso para ingresso na Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF. No total, a formação terá a duração de um ano e contemplará duas fases teóricas e duas fases práticas, em exercício tutelado de funções quer no Aeroporto de Lisboa, quer nas diferentes unidades orgânicas do SEF.

    Para o efeito, no decorrer da cerimónia, o SEF e a Marinha Portuguesa assinaram um protocolo de cooperação para utilização das infraestruturas da Escola de Fuzileiros, para apoio à realização deste 10º Estágio probatório.

    Recorda-se que o último concurso externo para Inspetores do SEF decorreu em 2004, há 15 anos. Estes 100 elementos irão assim juntar-se ao efetivo de 66 estagiários já aprovados no concurso interno os quais já iniciaram o estágio em abril deste ano.

    Ler mais

Contactos

Rede fixa

808 202 653

Para marcações e informações

Rede móvel

808 962 690

Para marcações e informações

Email

gricrp.cc@sef.pt

Para informações