Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Português
Português

Destaques

Notícias

  • 21 janeiro 2020 | Aeroporto de Lisboa: SEF detém cinco passageiros com documentos falsificados

    ​​O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou, no passado fim de semana, no Aeroporto Internacional de Lisboa, cinco passageiros com documentos falsificados que tentavam viajar para o Canadá e, também, para o Reino Unido.

    No controlo de um voo para Londres, o SEF deteve um cidadão estrangeiro que apresentou um cartão de cidadão contrafeito, emitido por Itália.

    Os restantes quatro passageiros, foram detidos aquando, no controlo de um voo para Toronto, Canadá, apresentaram um passaporte comum fraudulento, emitido pela Eslovénia; um passaporte comum alheio, emitido pelo Canadá; dois passaportes comuns com a página biográfica contrafeita, emitidos pela Alemanha; e uma carta de condução contrafeita, emitida pelo Canadá.

    Todos os documentos fraudulentos foram entregues em juízo, junto com os detidos.

    Ler mais

  • 15 janeiro 2020 | SEF realiza operação na zona centro de País

    ​O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizou buscas em dois estabelecimentos de diversão noturna, áreas residenciais e viaturas, num total de 10 mandados executados, no âmbito de investigações coordenadas pelo Ministério Público, relacionadas com a prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal, lenocínio e utilização da atividade de cidadãos estrangeiros em situação ilegal.

    No decorrer desta operação, que decorreu na zona da Batalha e em Oliveira de Frades no passado domingo, foram constituídos arguidos três cidadãos nacionais.

    No total, foram identificados 50 cidadãos, 20 dos quais de nacionalidade estrangeira, designadamente da América do Sul. Cinco cidadãos encontravam-se em situação documental irregular em território nacional, tendo dois sido notificados para abandono voluntário, no prazo de vinte dias, sob pena de, em caso de incumprimento, serem detidos e objeto de procedimento de afastamento coercivo. Os restantes foram notificados para se dirigirem ao SEF, uma vez que tinham os processos de regularização em curso.

    Para além de vários documentos e objetos associados à prática dos crimes em investigação, nomeadamente relacionados com a exploração da prostituição, foram apreendidos cerca de nove mil euros e uma arma proibida.

    Foram ainda instaurados processos de contraordenação aos estabelecimentos buscados, pela utilização da atividade de cidadão estrangeiros em situação ilegal.

    Estiveram envolvidos nesta operação cerca de duas dezenas de operacionais do SEF.

    Ler mais

  • 10 janeiro 2020 | SEF detém três cidadãos suspeitos da prática dos crimes de associação de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas

    ​O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve ontem três cidadãos, pastores numa organização religiosa, suspeitos da prática dos crimes de associação de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas.

    Para além dos três mandados de detenção, o SEF cumpriu ainda cinco mandados de busca domiciliária, na zona da Grande Lisboa.

    Nos locais das buscas, foram identificadas cerca de três dezenas de cidadãos estrangeiros, oriundos da América do Sul, alojados nos diferentes locais de culto, em condições muito precárias.

    Os cidadãos estrangeiros, angariados pela organização religiosa no país de origem, encontravam-se na sua maioria em situação irregular em Portugal, a exercer atividade laboral subordinada sem o necessário título jurídico válido.

    Para além das condições de trabalho, alojamento e salubridade em que foram detetados, os cidadãos estrangeiros, entre os quais crianças, eram sujeitos ao pagamento de quantias de dinheiro para a organização religiosa.

    Os detidos vão hoje ser presentes a Tribunal para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.

    No total, participaram na operação 55 elementos do SEF.

    A investigação do SEF irá prosseguir.

    Ler mais

Contactos

Rede fixa

808 202 653

Para marcações e informações

Rede móvel

808 962 690

Para marcações e informações

Email

gricrp.cc@sef.pt

Para informações