Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Português
Português

SEF detém seis suspeitos de Tráfico de Pessoas

​O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) levou ontem a cabo o cumprimento de 6 mandados de detenção por suspeitas dos crimes de auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas. Foram ainda cumpridos 8 mandados de busca domiciliária, 2 mandados de busca a escritórios e 12 mandados para apreensão de viaturas.

Nesta, que foi a maior operação de combate ao tráfico de seres humanos realizada pelo SEF, foram identificadas presumíveis vítimas do crime de tráfico de pessoas.

Trata-se de uma investigação delegada no SEF pelo Ministério Público de Évora. Uma investigação que decorreu ao longo de um ano.

A operação “Masline (azeitona em romeno)” decorreu na zona de Beja e levou à identificação de 255 cidadãos de nacionalidade estrangeira, oriundos do leste europeu. Os cidadãos identificadas ao longo da operação estavam, na sua maioria, sujeitos a condições degradantes no que diz respeito às condições de trabalho, alojamento e salubridade.

Esta operação do SEF teve como principal objetivo o desmantelamento de uma rede de tráfico de seres humanos e crimes conexos, que operava na zona do baixo Alentejo com a introdução de trabalhadores estrangeiros, em situação irregular, na apanha da azeitona.

Os cidadãos detidos, cidadãos estrangeiros, recrutavam os trabalhadores a partir dos países de origem, através do aliciamento por melhores condições de vida, acabando por ficar privados de documentos e obrigados a trabalhar sem o devido pagamento.

Os detidos serão presentes ao tribunal competente para aplicação das respetivas medidas de coação.

Esta operação decorreu com o apoio de diversos parceiros em termos logísticos e com a presença de elementos da Rede de Apoio à Vítima, de forma a garantir o tratamento adequado das situações ali detetadas.

No total, participaram na operação 141 operacionais do SEF.

19DEZ18_SEF.jpg

Política de privacidade e cookies