Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Português
Português

​Conferência - Inovação nas Fronteiras: As Novas Tecnologias para a Migração do Futuro

As novas tendências tecnológicas ao serviço da segurança da União Europeia, na área das migrações e das fronteiras, foram o tema principal da conferência “Inovação nas Fronteiras: As Novas Tecnologias para a Migração do Futuro", promovida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Cabe ao SEF a organização desta iniciativa, enquanto ponto de contacto nacional da Rede Europeia de Migrações (REM), dia 29 de novembro, no Hotel Mundial, em Lisboa.

A conferência decorreu no ano em que se celebram 10 anos da REM, pelo que esteve também em destaque o papel de Portugal nesta organização, com a presença do responsável da REM, na Comissão Europeia, Magnus Ovilius. Portugal que foi um dos países pioneiros na utilização da biometria ao serviço do controlo de fronteiras, através do sistema automático de controlo de fronteira - RAPID.

No primeiro painel, esteve em debate o impacto das tecnologias ao serviço das fronteiras, entre as quais o Sistema de Entrada/Saída (EES) e o Sistema Europeu de Informação e Autorização da Viagem (ETIAS), em respostas aos novos desafios no controlo documental nas fronteiras da União Europeia.

Num segundo painel, foram abordadas as apostas da Europa, em matéria de inovação tecnológica nas fronteiras, numa sessão dedicada à temática do controlo de fronteira no futuro, o impacto da revolução tecnológica sobre as migrações e o futuro da interoperabilidade de sistemas de informação.

Recorde-se que o principal objetivo da REM é produzir conhecimento, através da realização de estudos e de outros instrumentos de recolha e tratamento de dados nas várias áreas na temática das migrações, que serve de suporte à decisão política no âmbito da União Europeia, quer no que respeita a diretivas comunitárias, quer internamente em cada Estado Membro.

Conferencia REM.jpg