O seu browser não tem o Javascript activo.
Your browser does not support Javascript features.
English English |
Página Inicial Página Inicial | Mapa do Site Mapa do Site | Links SEF Links SEF
2018-06-19 00:04 www.mai.gov.pt
PESQUISAR Ok
 + 
+ 
+ 
+ 
Ajuda
Notícias
29 maio 2018
| Nota à Comunicação Social - SEF participa em operação da Europol no combate à criminalidade organizada e grave na UE

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF, em colaboração com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), assegurou a participação portuguesa no Joint Action Day (JAD) da EUROPOL, que decorreu neste mês de maio, em todo o território nacional, tendo resultado na detenção de um cidadão estrangeiro por permanência irregular e na sinalização de seis imigrantes como potenciais vítimas de tráfico de pessoas para efeitos de exploração laboral, cujo acompanhamento se encontra a ser efetuado pelo SEF.
Esta operação, na qual foram identificados 630 cidadãos estrangeiros em território nacional, realizou-se à escala da União Europeia (UE), e visou a identificação de potenciais vítimas de tráfico, assim como as redes criminosas que se dedicam ao tráfico de pessoas vulneráveis para fins de exploração laboral.
As autoridades policiais, serviços de imigração e os inspetores do trabalho da UE, uniram esforços numa cooperação estreita e coordenada no sentido de identificar, salvaguardar e proteger as vítimas da exploração laboral. Neste sentido, foram desenvolvidas diversas atividades operacionais visando diferentes setores, como o transporte, a agricultura, a construção civil, a indústria têxtil e alimentícia.
As autoridades competentes analisaram não só os setores-chave, onde supostamente as vítimas são exploradas ou correm grande risco, mas também os sites de recrutamento que podem estar a ser usados para a angariação das potenciais vítimas, e que operam além-fronteiras.
Em Portugal, as diligências abrangeram todo o território nacional (continente e ilhas), tendo sido mobilizados um total de 188 elementos operacionais, que intervieram em 184 locais previamente definidos.
O SEF está empenhado em cooperar com todas as instituições nacionais e estrangeiras no combate ao tráfico de seres humanos, em todas as suas vertentes.
Os Joint Action Days (JAD) são uma iniciativa liderada pelos Estados-Membros, apoiada pela EUROPOL e decorrem no quadro do ciclo político da UE, em especial na implementação dos planos de ação operacional. Os JAD seguem uma abordagem multidisciplinar, incluindo a cooperação com diferentes agências, países terceiros e o setor privado, contribuindo para uma melhor coordenação global na luta contra a criminalidade organizada e grave na UE. Com base nesta intelligence podem desenvolver-se avaliações de risco mais precisas, bem como desencadear novas investigações ou operações conjuntas.

| SITE OPTIMIZADO IE 6.0 OU SUPERIOR PARA 800x600 | POWERED BY S.E.F-IT | Símbolo de Acessibilidade à Web[D] Em conformidade com o nível 'AA' das WCAG 1.0 do W3C