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Notícias
25 Fevereiro 2008
| Inauguração do Posto Desconcentrado de Atendimento SEF na Reboleira
O Primeiro Posto com SIGAP
Inauguração do Posto Desconcentrado de Atendimento SEF na Reboleira Inauguração do Posto Desconcentrado de Atendimento SEF na Reboleira

Apresentação do SIGAP - Sistema de Informação e Gestão Automatizada de Processos 


O SEF organizou a cerimónia de apresentação, presidida por SE o Ministro da Administração Interna, do Sistema de Informação e Gestão Automatizada de Processos do SEF (SIGAP-SEF) e do novo Posto de Atendimento do SEF na Reboleira.

As duas iniciativas inscritas no plano de melhoria das condições de atendimento ao público prestado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, fazem parte do Programa SIMPLEX do MAI, cuja execução é coordenada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna.

A apresentação do SIGAP-SEF teve lugar, no dia 25 de Fevereiro, no Espaço Cultural da Estação do Rossio (2.º piso), em Lisboa, e foi seguida de deslocação em comitiva, por comboio, ao Novo Posto de Atendimento SEF, sito na Estação da Reboleira, onde decorreu.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem vindo a desenvolver iniciativas tendentes à melhoria das condições de atendimento ao público. Este objectivo insere-se nas iniciativas de simplificação dos procedimentos e processos de relacionamento dos cidadãos (nacionais ou estrangeiros) com a administração central e integra o programa SIMPLEX. A melhoria das condições de atendimento ao público, aproximando os serviços do cidadão (horários mais alargados e novos canais de relacionamento), a renovação das condições de espaço público em que o serviço é prestado ou a sua simplificação (ao nível das obrigações dos cidadãos e de relacionamento entre organismos públicos), é uma medida prevista no Simplex e no Plano Tecnológico do MAI.

Foi com estes princípios orientadores que o SEF promoveu a abertura do Posto Desconcentrado de Atendimento do SEF na Reboleira e desenhou o projecto de implementação do Sistema de Informação e Gestão Automatizada de Processos (SIGAP).



Posto Desconcentrado de Atendimento SEF na Reboleira



O novo Posto de Atendimento do SEF na Reboleira servirá preferencialmente os utentes da linha de Sintra. Funcionará em horário contínuo, das 08:00 às 14:00, atendendo os cidadãos previamente agendados através do Centro de Contactos do SEF, para efeitos de renovação de Autorizações de Residência, concessão de Autorizações de Residência permanentes, e prorrogações de permanência.

O Posto de Atendimento SEF da Reboleira insere-se num projecto mais vasto de desconcentração dos serviços de atendimento do SEF, visando criar postos de atendimento localizados nos principais pontos de entrada na cidade de Lisboa.



O Sistema de Informação - Gestão Automatizada de Processos (SIGAP)


A implementação Sistema de Informação - Gestão Automatizada de Processos (SIGAP) nasceu da necessidade de harmonizar processos entre as várias estruturas do SEF e de agilizar a circulação de documentos entre pessoas, bem como da necessidade de criar mecanismos de controlo e de segurança da informação dos processos.

Com a implementação deste sistema de informação são expectáveis os seguintes resultados:

- Melhoria significativa no serviço prestado ao cidadão, garantindo níveis de serviço no fornecimento de documentos;

- Dar ao cidadão a capacidade de consulta ao estado do seu processo;

- Criar o ambiente para a produção de documentos biométricos;

Será possível atingir estes objectivos:

- Pela desmaterialização dos processos;

- Através da automatização do fluxo de trabalho;

- Pela promoção da mudança nos métodos de trabalho, promovendo a produtividade dos seus colaboradores e motivando-os para a utilização das novas tecnologias.

O SIGAP é parte integrante das medidas de simplificação e modernização previstas na Lei dos Estrangeiros.



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